Renata Duarte Ribeiro Martins é natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, mas vive há tanto tempo em João Pessoa que se considera Paraibana de coração (mas ama muito sua terra!).

Desde muito cedo sempre esteve envolvida em grupos religiosos (fez parte de grupos carismáticos dos dez ao quatorze anos).
Porém teve um encontro real com Jesus aos dezessete anos durante um acampamento para jovens no Ceará. Desde essa época sua vida tem mudado radicalmente. "-De baladeira à adoradora!"
E foi durante o período de mudança que, em 1997, conheceu aquele que seria "o homem de Deus para sua vida"... Casou-se com Dácio em 2000, tem três filhos e estão juntos até hoje com a missão de "Restaurar famílias para Cristo!"

Renata também possui curso de Conselheira Cristã, Capelania Internacional, além de ser estudante de Inglês e Gestão Pública.

Renata sempre foi amante de livros e quando pequena costumava ler as coleções literárias da mãe (era apaixonada por Graciliano Ramos) e carrega esse amor pelos livros até hoje. Contudo o despertar para escrever uma obra só veio aos 30 anos, já exercendo ministério pastoral.
-Sempre tive uma mente adolescente, mesmo já estando casada e pastoreando vidas. Nos meus momentos de lazer eu gastava meu tempo lendo livros de vampiros e assistindo a esse tipo de filmes. Porém, uma cena do filme Crepúsculo chamou minha atenção em especial... É quando Bella diz ao Edward que a alma dela não importa, que o que ela desejava na realidade era ficar com ele para sempre... - Como assim nossa alma não importa? Jesus morreu numa cruz para salvar nossas almas da condenação eterna! - Foi aí que entendi que os jovens estavam sendo influenciados a abrir mão da coisa mais preciosa que possuem "suas almas" em troca de um amor terreno e passageiro!

"Escreva você um livro de romance, mas que contenha princípios bíblicos, onde EU possa falar ao coração dos jovens!" - Essa foi a ordem dada a mim pelo Espírito Santo de Deus, imediatamente veio a minha mente o quão maravilhoso (e conflituoso) seria uma história onde um satanista se apaixona pela filha de um pastor. Foi nesse instante que A Ovelha e o Dragão nasceu!

A Ovelha e o Dragão foi um livro que rapidamente ganhou vida. - Era impossivel focar em apenas um liro e a história terminou por virar uma série. - E rapidamente, esse livro voltado para jovens adultos, passou a ganhar fãs na Paraíba e depois em todo Brasil (através do contrato com a editora Danprewan), mantendo os dois primeiros volumes vários meses na lista dos "cem mais vendidos" do site Gospel Goods (um dos maiores do país em vendas desse tipo de produto), bem como outros sites cristãos em todo país.

-Escrever romance com princípios cristãos e para cristãos, onde eles conheçam mais profundamente o mundo espiritual que nos rodeia; esse é o meu chamado!
E é debaixo dos princípios de santidade e obediência que muitas obras apaixonantes surgirão. Agora é só aguardar o que ainda vem por aí...

No ano de 2006 Dácio e Renata Martins receberam o desafio de abrir uma célula (grupo que se reune na casa das pessoas para orar e estudar a bíblia) num dos bairros mais violentos da cidade de João Pessoa: Mandacaru. O grupo iniciou com seis pessoas e rapidamente cresceu, chegando a reunir mais de trinta. Foi aí que o desafio de iniciar uma igreja naquele local começou.

Hoje eles pastoreiam a igreja Sara Nossa Terra em Mandacaru e coordenam várias outras na capital paraibana.

Os pastores Dácio e Renata tem como foco principal o trabalho com as famílias (restaurando famílias proporcionamos uma mudança de vida aos adultos, jovens e crianças!), onde o evangelho redentor de Jesus Cristo é pregado. Eles também realizam ações sociais voltadas para a comunidade local.